SERVIÇOS PRESTADOS
PROGRAMAS
JUSTIFICATIVA
COLABORE
FALE CONOSCO
 

Segundo a OMS (1993) a prevalência da deficiência auditiva é de 5.95 deficientes auditivos em 1000 crianças nascidas vivas. É a 3a. deficiência no Brasil correspondendo a 1.5% da população brasileira.

A APADAS - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sorocaba tem por finalidade desenvolver e manter programas de ação e de pesquisa na área da Prevenção, Diagnóstico e Reabilitação da deficiência auditiva isolada ou associada à distúrbios neurológicos e/ou visuais. Tal atuação visa garantir ao portador da deficiência auditiva seu desenvolvimento global, a fim de permitir sua integração, de fato, na sociedade, como cidadão ativo e participativo.

Vem preencher a lacuna existente, nessa área, no sistema público de saúde e educação voltado à população carente, tanto do Município quanto da região sul do Estado de São Paulo. Sendo o único Centro de referência para Deficiência Auditiva de toda a região, conveniada a partir do corrente ano com o SUS.
Tendo como objetivo geral a integração psico - social do deficiente auditivo, vários programas são desenvolvidos para que, através do trabalho interdisciplinar, todas as necessidades e possibilidades do deficiente auditivo sejam garantidas.

Desta forma tem por objetivos específicos: (1) o diagnóstico precoce visando minimizar as conseqüências da deficiência auditiva no desenvolvimento de linguagem, social, cognitivo e afetivo da criança através do (2) uso otimal do resíduo auditivo com aparelho de amplificação sonora adequado e do (3) atendimento interdisciplinar (assistente social, médico, fonoaudiólogo, psicólogo, pedagogo e terapeuta ocupacional) sistemático à criança, família e escola. Este atendimento vem sendo desenvolvido através de 11 programas com características de atendimento específico para suas finalidades.

A APADAS é, hoje, um centro de pesquisa e de formação de profissionais reconhecido no meio científico. É, também, centro de referência na Secretaria Estadual de Saúde, para Meningite e Rubéola Congênita. Além disso, tornou-se um centro difusor e de apoio para criação de outros centros.

Isto é conseqüência do trabalho interdisciplinar que vem sendo desenvolvido baseado na atualização científica, na adaptação às características da nossa população e na concepção de deficiente auditivo como indivíduo capaz de se integrar na comunidade, desde que não seja atendido apenas na sua diferença mas, que sejam garantidas todas as suas possibilidades. A interdisciplinaridade permite-nos atender a criança como um todo (bio - psico - social).

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA

A APADAS presta assistência à bebês, crianças e adolescentes portadores de deficiência auditiva congênita ou adquirida, presta assessoria e atendimento às crianças inseridas em pré-escolas municipais e na escola municipal Professor Flávio de Souza Nogueira. Atende em média 400 crianças e adolescentes por mês, correspondendo a 2500 atendimentos mensais, realizados por equipe interdisciplinar O trabalho é prolongado e sistemático, assim a mesmo paciente é atendido várias vezes no mês por diferentes profissionais da equipe.


 
Melhor visualisado em 800 x 600 pixels
HOME